sábado, 26 de maio de 2012

Atividade: 9º ano (24-05 a 31-05-2012)-O primeiro Governo de Vargas


Assista ao vídeo e dê sua opinião sobre os fatos.

4 comentários:

  1. Getúlio começou a governar por meio de decretos-leis, uma ditadura tinha sido instalada no País, os Paulistas não gostaram muito do jeito dele de governar e resolveu levantar-se em armas, mas foram derrotados, mas conseguiram importantes ganhos políticos, ocorreram eleições, a nova constituição foi orientada por princípios liberais-democráticos.
    Ao declarar guerra a Alemanha e a Itália, Vargas criou pra si mesmo um grave problema. Por toda a parte começaram as manifestações pelo fim do regime do Estado Novo.
    As elites que ainda apoiavam Vargas viram na aliança do presidente com os comunistas, e nas supostas intenções de Vargas de permanecer no poder. Mas em 29 de outubro de 1945 Vargas foi destituído.

    ResponderExcluir
  2. Getulio Vargas passou a governar por meio de decretos-leis. Limitou-se o poder dos Estados. O executivo federal tornou-se todo-poderoso. Uma ditadura foi instalada no país.

    A economia permaneceu voltada basicamente para a agricultura, mas havia uma preocupação em acelerar a industrialização do país.

    São Paulo foi derrotado militarmente, mas conseguiu importantes ganhos políticos. Em maio de 1933 ocorreram as eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, instalada no dia 15 de novembro.

    ResponderExcluir
  3. Getúlio Vargas foi o presidente que governou por mais tempo o Brasil, com seus quinze anos de governo seguintes, ele foi de grande importância para o país, embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, pois foi ele que criou o salário mínimo, a Justiça do Trabalho, junto com os direitos trabalhistas, a Companhia Siderúrgica, entre várias outras coisas que influenciaram para um Brasil melhor, e assim, depois de ter criado tanto para o país, ele se suicida em 1954, no Palácio do Catete com um tiro no próprio peito, deixando um testamento com uma frase que marcou o Brasil: "Deixo a vida para entrar na História" . Terminando assim o Governo de Vargas.

    ResponderExcluir
  4. com quinze anos de governo getulio vargas defendeu o voto secreto e as leis trabalhistas, seu governo foi muito popular.
    o tenentismo foi um grande problema para vargas, pois sua forma de governo nao agradou a elite estadual, que reagiu nomeando um tenente e pressionando vargas.
    Uma das frases que vargas usou foi: 'hoje estou no governo.Amanha serei o governo'.

    ResponderExcluir